É importante saber que o rastreador informa sempre o endereço com base referencial, ou seja ele ira apresentar o endereço mais próximo em que o ponto está. Desta forma inclusive informando uma rua lateral ao endereço correto ou até mesmo uma rua na quadra atrás de onde o veículo está, sendo isto comum, ja que a exemplo o veículo estar ao fundo de uma residência. Então procure sempre olhar (ENDEREÇO e POSIÇÃO NO MAPA) para um melhor acompanhamento do rastreamento.
Estas informações podem ter suas distancias ainda aumentadas, caso o veículo esteja sobre um local coberto, causando assim uma imprecisão da posição e até mesmo a total falta de posições.
A perda de informações de posições é muito comum também em regiões com sombra de cobertura de celular rede GPRS ou GPS (posição), podendo ocorrer principalmente em rodovias e até mesmo dentro das cidades, bem como em espaços cobertos e/ou fechados como exemplo garagens. Neste caso o equipamento ira sempre manter a última informação que ele conseguiu transmitir, como posição e também a situação do veículo naquele momento, a exemplo, com uma ligação ligada, mesmo ele ja estando desligado, ou em movimento mesmo ele estando parado e desligado, porém em local sem sinal de comunicação GPRS ou GPS.
Tratando-se de um sistema de tecnologia GPRS para comunicação de dados de rastreamento, o sistema eventualmente poderá ficar fora de operação,
Devido a situações não oriundas a empresa CONTRATADA tais como:
- Sombra de sinal e/ou cobertura de operadora celular;
- Falha sistêmica ou massiva de operadora de celular;
- Falha de equipamento de rastreamento;
- Falha de conexão de Satélite do equipamento GPS e/ou travamento;
- Instalações inadequadas ou falhas de componentes do veículos (bateria, reguladores de tensão, e outros).
Em situações anômalas a processo de rastreamento, estas falhas podem gerar uma não operação de todo o sistema, causando uma queda de eficiência de serviço ou até uma parada total, caracterizada por 10% a 15% de sua operação total de funcionamento.
Particularidades de instalações em MOTOCICLETAS:
De maneira geral a instalação em motocicletas é feita ligando-se o positivo do equipamento na ignição da moto. Sendo assim o equipamento somente será alimentando quando a MOTOCICLETA for efetivamente ligada. Isto é feito para preservar a bateria da moto, uma vez que a mesma é muito pequena podendo ser esgotada com facilidade caso o equipamento fique ligado diretamente nela, mesmo o equipamento estando configurado em modo de baixo consumo.
Lembramos que o equipamento possui uma bateria interna, e que em 100% de carga tem duração limitada entre 1 a 2 horas no máximo.
Esta particularidade pode causar algumas situações inerentes ao funcionamento do equipamento sendo elas:
Um vez o equipamento estando totalmente desligado e sem carga, ao ligar a moto ele precisa efetuar as etapas: Reiniciar, Sincronizar o GPS e Sincronizar o GPRS (Transmissão) de dados, para que efetivamente o sistema começa a receber as informações atualizadas. Este tempo pode levar de 1 minuto até 5 minutos, conforme condições de utilização e comportamento das coberturas ja explicadas no inicio deste artigo.
Lembramos que o rastreamento é uma ferramenta no auxilio de recuperação de um eventual sinistro, e esta condicionado as situações de seu comportamento e funcionando.
Lembramos também que o equipamento possui um tamanho extremamente pequeno e funciona 24 horas por dia 7 dias por semana, e também pode eventualmente apresentar até mesmo uma falha fisica, iqualmente a qualquer componente eletrônico do veículo, necessitando nestes casos uma verificação técnica física, e em situações extremas a substituição do componente.